ESTÂNCIA SANTA AMÉLIA

Tradicional criadora de Aberdeen Angus e sua variante Red Angus desde a sua fundação, a Estância Santa Amélia iniciou a criação da raça em meados de 1960, com a compra de ventres da antiga Estância Ipiranga. Os registros dos animais começaram a ser documentados após a compra de matrizes da antiga Cabanha Santa Lídia, em 1965. O primeiro produto Santa Amélia foi registrado em 1968. Na sequência, foram incorporados ao plantel vários ventres das Cabanhas Paineiras e Azul, inclusive dois Grandes Campeões da Expointer.

 
Ao longo dos seus 60 anos, a pecuária da Santa Amélia teve sob seu comando Helena Rodrigues Rotta, proprietária da Estância, que, no ano do seu centenário, 2017, veio a falecer. Durante todos esses anos, a cabanha de Angus teve sob seu comando a própria Helena Rotta, seus filhos Rubens Rotta Pereira e Maria Amélia Rotta Pereira e, nos últimos anos, seu neto, Otávio Pereira de Souza. No ano de 2017, a pecuária começou a ser administrada por Helena Rotta Pereira, Fernanda Rotta Pereira, Otávio Pereira de Souza, netos de Helena Rodrigues Rotta, e Maurício Goldbaum Júnior.Assim, é com muito orgulho pela história da família e pelas origens de Santa Vitória do Palmar e com imensa responsabilidade em manter e aprimorar o que foi construído até aqui, que a nova administração pretende desenvolver o seu trabalho.

 

A Santa Amélia, juntamente com três cabanhas parceiras, realiza, desde o ano 2001, o Remate Só Angus, nas cidades de Pelotas e Santa Vitória do Palmar. O remate é uma reunião de cabanheiros da raça Angus que oferece ao mercado de reprodutores, animais de excelência, que venham contribuir na melhoria dos rebanhos comerciais da raça.

 

SIGA A SANTA AMÉLIA
NAS REDES SOCIAIS

O Angus da Santa Amélia

Há 60 anos a Santa Amélia é criatório da raça Angus, exercendo pecuária de ciclo completo, selecionando e produzindo genética e carne de qualidade, em integração com a agricultura. Em 2017, após o falecimento de Helena Rodrigues Rotta, a pecuária Santa Amélia começou a ser administrada por uma nova parceria composta por seus netos. Este processo de sucessão familiar foi planejado e estudado com muita atenção, com o objetivo de perpetuar os bons resultados obtidos no passado, porém, com a implementação de técnicas modernas que a tecnologia vem trazendo ao meio rural.

Apesar de o momento ser de transição, a característica primordial da Santa Amélia, o amor pela raça Angus, segue se perpetuando ao longo das gerações. Além disso, é importante frisar o pioneirismo da Estância Santa Amélia na participação do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO), refletindo assim nossa constante preocupação com seleção e melhoramento genético de qualidade, focado sempre na rusticidade, precocidade e fertilidade. Atualmente, temos como política de nossa cabanha, dedicação plena aos animais, foco em educação e atualização continuadas e atenção especial aos clientes da Santa Amélia.

 

PREMIAÇÕES_LOGO.png

Ranking nacional rústico da ABA 
2011 - 2° lugar 
2012 - 1º lugar 
2013 - 1º lugar 
2014 - 1º lugar 

 

2013     
Exposição: 36ª EXPOINTER 
GRANDE CAMPEONATO TERCEIRO        961 O149475 

 

Exposição: 9º OUTONO ANGUS SHOW

MACHOS PO GRANDE CAMPEONATO, CAMPEÃO 101 O149475

 

Exposição: 8ª EXPOSIÇÃO ANGUS PELOTAS 
FÊMEAS PO, GRANDE CAMPEONATO, TRIO GRANDE CAMPEÃ

Lote: 27

 

 

2014 
Exposição: 9ª EXPOSIÇÃO ANGUS PELOTAS 
FÊMEAS PO, GRANDE CAMPEONATO, TRIO GRANDE CAMPEÃ

Lote: 22

FÊMEAS PC, GRANDE CAMPEONATO, TRIO GRANDE CAMPEÃ

Lote: 30

2015 
Exposição: 37ª EXPOINTER - VII NACIONAL DE RÚSTICOS 
FÊMEAS PO, GRANDE CAMPEONATO, TRIO GRANDE CAMPEÃ

Lote: 10 


2016 
Exposição:39º EXPOINTER E NACIONAL DE RÚSTICOS ANGUS 
MACHOS PO, GRANDE CAMPEONATO, CAMPEÃO 744 O184691

 
MACHOS PO, GRANDE CAMPEONATO

TRIO GRANDE CAMPEÃO

Lote: 32

 

2018 
Exposição: EXPOFEIRA DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR 
CAMPEONATO TOURO SENHOR

MELHOR RÚSTICO 6915 

Entre em contato 

Entre em contato com a Estância Santa Amélia através do formulário.